Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Conversão de Aposentadoria por Invalidez em Tempo de Contribuição

há 5 anos


Em um primeiro momento, é oportuno informar que o período em gozo de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez pode ser contado como tempo de contribuição para fim de aposentadoria por tempo de contribuição. Sabemos que para que o beneficiário do INSS faça jus à esta aposentadoria é necessário ter 35, se homem, ou 30 anos de contribuição, a mulher.

A aposentadoria por invalidez é periodicamente validada por médico perito, ou seja, o beneficiário fica a mercê das perícias para manter seu benefício ativo.Se a pessoa teve empregos com registro em Carteira de Trabalho e já está aposentado por invalidez há anos, deve analisar a hipótese de fazer a soma de seus vínculos previdenciários com o período em gozo do benefício por incapacidade para descobrir se já tem tempo de contribuição suficiente. Se o resultado dessa soma for o tempo necessário para se aposentar, o benefício por incapacidade pode ser substituído pela aposentadoria por tempo de contribuição.

Vale ressaltar que essa conversão não é automática, para que o período em gozo de benefício por incapacidade se torne útil para fim de tempo de contribuição, o segurado precisa efetuar o recolhimento de um mês de contribuição sobre 20% do salário mínimo. Hoje o valor de R$199,60. (parece estranho mas é isso mesmo).

Leia também:

TEMPO DE AUXILIO DOENÇA OU APOSENTADORIA POR INVALIDEZ CONTA COMO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

ADICIONAL DE 25% EM CASO DE INVALIDEZ E DEPENDÊNCIA DE TERCEIRA PESSOA

Se você está aposentado por invalidez há muitos anos e gostaria de saber se consegue de enquadrar nessa situação, procure um advogado especializado.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito do Consumidor
  • Publicações160
  • Seguidores144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações300
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conversao-de-aposentadoria-por-invalidez-em-tempo-de-contribuicao/743309282

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Aposentadoria por Tempo de Contribuição do Professor (regra dos pontos 81/91)

Thairine Pama, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

É possível converter a Aposentadoria por Invalidez em Aposentadoria por Tempo de Contribuição?

Petição Inicial - TJBA - Ação de Revisional de Pensão c/c Conversão de Aposentadoria por Invalidez em Aposentadoria por Invalidez em Aposentadoria por Tempo de Serviço - Procedimento Comum Cível - contra Estado da Bahia

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

A aposentadoria por invalidez pode ser convertida em aposentadoria por idade? - Katy Brianezi

Franciana Vaz, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Conversão de Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)