Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Calculadora da Previdência

Faça uma Simulação e veja quanto tempo ainda falta para se aposentar.

há 5 anos

RESUMO: Desde o início deste ano quando a reforma da previdência passou a tramitar, muitos trabalhadores passaram a se questionar sobre quanto tempo precisaria contribuir para atingir os requisitos legais ou que idade precisaria ter para dar entrada no requerimento de aposentadoria.

Por esse motivo, o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, lançou uma calculadora que demonstra quanto tempo e quantos anos a pessoa precisa para se aposentar pela norma atual e após a reforma.

Trata-se de uma ferramenta bem simples e útil! Vejamos alguns aspectos sobre o tema:

COMO FUNCIONA A CALCULADORA DA PREVIDÊNCIA?

Anunciada pelo atual governo nesse ano, a Reforma da Previdência está em trâmite no Congresso Nacional. A proposta é de que haja um grande contingenciamento em relação às futuras aposentadorias e regras mais específicas e rígidas sejam a nova realidade para o trabalhador.

Diante desse cenário, diversas plataformas online passaram a fornecer calculadoras, possibilitando o cálculo do tempo de contribuição faltante ao trabalhador.

PASSO A PASSO:

Acesse o portal: https://www.servicos.gov.br/calculadora/aposentadoria;

Clique em: QUERO SIMULAR MINHA APOSENTADORIA

Informe o sexo;

Data de nascimento;

Qual o setor de trabalho;

Profissão;

Tempo de contribuição;

O site irá direcionar o cálculo automaticamente e o (a) trabalhador (a) poderá ter uma prévia do tempo que ainda falta para se aposentar. As seguintes telas aparecerão:

1.

2.

3.

IMPORTANTE!

A calculadora do Dieese, bem como outras ferramentas disponíveis na internet para esse mesmo fim não são absolutas. Esses programas são apenas isso, programas, e tem suas limitações. Assim, ainda que a simulação aponte para que você eventualmente não tenha direito, procure um advogado especialista, já que, nem sempre, a informação está correta.

CONCLUSÃO

No caso acima exemplificamos uma pessoa do sexo feminino, com 28 anos de idade e 7 anos de contribuição. Atualmente, essa pessoa precisaria contribuir mais 23 anos para conseguir se aposentar por tempo de contribuição. Sendo aposentadoria por idade, precisaria de mais 32 anos de vida ainda.

Com a nova regra prevista na Reforma da Previdência, se for aprovada com o texto original, a mulher precisará de 62 anos de idade e no mínimo 20 anos de contribuição, ou seja, no exemplo acima a pessoa precisaria de 34 anos ainda para se aposentar e 13 anos contribuindo. Não existirá distinção entre a aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. Ambas se complementam.

É importante destacar, que se aprovada, a Reforma terá um período de transição e não atingirá aqueles (as) trabalhadores (as) que já possuem o direito ao benefício.

Leia também:

AUXÍLIO-DOENÇA CORTADO, O QUE POSSO FAZER ?

ENTREI COM AÇÃO, MAS FALTOU POUCO TEMPO. E AGORA?

Pensamos ter ajudado a entender um pouco mais o assunto “calculadora da previdência”. O tema, porém, é complexo e, caso queira mais informações; ou queira fazer algum comentário; ou, ainda, caso tenha restado alguma dúvida, poste-os abaixo. Teremos o maior prazer em ajudar.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito do Consumidor
  • Publicações160
  • Seguidores144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1206
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calculadora-da-previdencia/722729017

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Retroativa de Auxilio Reclusão, de Benefício Concedido em 10/12/2014 - Procedimento Comum Cível

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 7 anos

Como calcular tempo de contribuição: planilha gratuita de simulação

COAD
Notíciashá 5 anos

Governo lança calculadora com alíquotas da Nova Previdência

CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho

Luiz Guilherme Silveira, Advogado
Artigosano passado

Como calcular o valor da aposentadoria?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)