Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Aposentadoria especial Agente Penitenciário

há 5 anos


A atividade de agente penitenciário não possui uma regulamentação federal própria em relação a à insalubridade.

No ano de 2017, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que é relator do Mandado de Injunção nº 6440, impetrado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Minas Gerais (Sindasp/MG), decidiu que os agentes têm direito à aposentadoria especial.

A posição atual do STF é que devido à falta de regulamentação da concessão da aposentadoria especial aos agentes penitenciários, deve ser aplicado à categoria os termos da Lei Complementar nº 51, de 1985, que dispõe sobre o regime de aposentadoria do servidor público policial. A decisão do STF conclui que existe uma demora excessiva na esfera legislativa da Presidência da República e do Congresso Nacional em não regulamentar o direito à aposentadoria especial dessa categoria, nos termos do artigo 40, parágrafo 4º, inciso II, da Constituição Federal, referente à excepcionalidade para aqueles servidores públicos que exercem atividades de risco.

Ainda, na referida decisão, foram diversos precedentes do STF, no sentido da concessão do benefício aos agentes penitenciários de várias unidades da federação, diante do reconhecimento da atividade de risco a partir da presença de “periculosidade inequivocamente inerente ao ofício”.

Além disso, no ano de 2014, também foi editada a súmula vinculante nº 33, que estabelece que todos os setores da administração pública e do Poder Judiciário devem seguir as regras aplicadas pelo INSS. Essa súmula foi proposta, devido ao fato de o STF receber inúmeros processos de mandados de injunção requerendo o benefício, sendo que a decisão da Corte era sempre a favor dos trabalhadores.

Assim, embora não haja regulamentação específica para a profissão de agentes penitenciários, a decisão do STF legitima a concessão do pedido de Aposentadoria Especial dessa classe com a redução do tempo de contribuição.

Fonte: STF

Leia também:

APOSENTADORIA ESPECIAL E SEUS REQUISITOS.

TEMPO DE SERVIÇO ENTRE DATA DO PEDIDO E CONCESSÃO É CONTADO PARA CONVERSÃO EM APOSENTADORIA ESPECIAL.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito do Consumidor
  • Publicações160
  • Seguidores144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-especial-agente-penitenciario/665407237

Informações relacionadas

Martins Advogados Associados, Advogado
Artigoshá 5 anos

Aposentadoria especial para Agentes Penitenciários

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 6 anos

Supremo Tribunal Federal STF - MANDADO DE INJUNÇÃO: MI 6440 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-59.2014.1.00.0000

Petição Inicial - Ação Aposentadoria Especial (Art. 57/8)

Carolina Campos S de Faria, Advogado
Modeloshá 11 meses

Aposentadoria por tempo de contribuição com averbação de período especial - vigilante

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Aposentadoria Especial C.C. Indenizatória e Pedido de Tutela de Urgência Liminar - Procedimento Comum Cível

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vocês podem entrar em contato comigo 034-99972-3655 continuar lendo