Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Justiça impede INSS de cobrar valores pagos por decisão judicial em Benefício Assistencial

há 6 anos

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), estendeu a todo o país uma decisão proferida no ano de 2015, ou seja, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) não poderá mais cobrar dos segurados, que recebem benefícios assistenciais, a devolução de valores pagos por força de liminar, antecipação de tutela, enfim, quando o juiz manda pagar o benefício imediatamente. Assim, mesmo havendo alteração na decisão do juiz, por parte de qualquer Tribunal, os valores já recebidos pela parte/beneficiário não será devolvido/restituído à autarquia.

Em outras palavras o INSS não pode fazer nenhum tipo de cobrança paga em benefícios assistenciais por decisão judicial.

Em 2014, a Justiça Federal julgou a ação parcialmente procedente, levando o INSS e o MPF a recorrerem. Em 2015, a 7ª Turma do Tribunal julgou o processo, e decidiu que o INSS não poderia pedir a devolução de valores. Assim, o órgão ficou proibido de fazer qualquer cobrança administrativamente, mesmo com mudança da decisão que concedeu o benefício.

Ademais, a decisão entendeu ser inviável a cobrança de valores quando se trata de ação sobre benefício assistencial.

Fonte: TRF 3

Leia também:

SEGURADA CONSEGUE RECUPERAR BENEFÍCIO INDEVIDAMENTE CESSADO PELO INSS

POSSIBILIDADE DE PEDIR REVISÃO AO INSS, PARA MELHORAR O VALOR DO BENEFÍCIO

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito do Consumidor
  • Publicações160
  • Seguidores144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações326
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-impede-inss-de-cobrar-valores-pagos-por-decisao-judicial-em-beneficio-assistencial/617861649

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)