Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ação Julgada Improcedente e já Transitada em Julgada pode ser Revertida

"Se o pedido não foi acolhido por falta de prova, ao conseguir essa prova, a pessoa pode dar entrada em outra ação".

há 6 anos


Se uma pessoa moveu uma ação de aposentadoria ou pensão por morte contra o INSS que não lhe foi favorável, ou seja, o juiz ou desembargador lhe negou o benefício por falta de provas materiais (documentos), se essa decisão foi proferida quando já vigorava o novo Código de Processo Civil brasileiro, ou seja, depois data de 18/03/2016 e se por um acaso a pessoa encontrar mais documentos que servem como provas para sua qualidade de segurado ou dependência que na data que entrou com a outra ação os desconhecia ou não tinha acesso a eles, ela pode procurar um advogado, apresentar esses documentos e ver a possibilidade de ajuizar uma nova ação. É o que alguns juízes e desembargadores vem aplicando nos tribunais de acordo com o disposto nos arts. 320; 485, IV e 486, § 1º, do CPC então vigente.

Vejamos uma decisão sobre este assunto:

Acórdão

Classe: AC – APELAÇÃO CIVEL

Processo: 5053474-60.2016.404.9999 UF:

Data da Decisão: 21/03/2017 Orgão Julgador: QUINTA TURMA

Inteiro Teor:Visualização do Inteiro Teor Citação: Visualização da Citação

Relator PAULO AFONSO BRUM VAZ

Decisão Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Colenda 5a. Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por unanimidade, dar parcial provimento à apelação da parte autora, para julgar extinto o processo, sem resolução do mérito, nos termos dos arts. 320 e 485, IV, ambos do NCPC, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Ementa PREVIDENCIÁRIO. CONCESSÃO DE PENSÃO POR MORTE DE CÔNJUGE. SEGURADo ESPECIAL. AUSÊNCIA DE RAZOÁVEL INÍCIO DE PROVA MATERIAL. direito negado. EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DE MÉRITO.

1. A concessão do benefício de pensão por morte depende da ocorrência do evento morte, da demonstração da qualidade de segurado do de cujus e da condição de dependente de quem objetiva a pensão.

2. Pela eficácia normativa do devido processo legal em sua dimensão substancial, as disposições do processo civil comum são flexibilizadas quando tocam uma causa previdenciária, de modo que a decisão denegatória de proteção social, por insuficiência de prova material, não pode impedir futura comprovação da existência desse direito fundamental à subsistência digna.

3. A ausência de conteúdo probatório eficaz a instruir a inicial, conforme determina o art. 320 do NCPC, implica a carência de pressuposto de constituição e desenvolvimento válido do processo, impondo a sua extinção, sem o julgamento do mérito (art. 485, IV, do NCPC) e a consequente possibilidade de o autor intentar novamente a ação (art. 486, § 1º, do NCPC), caso reúna os elementos necessários à tal iniciativa.

4. Precedente do STJ em sede de recurso representativo de controvérsia (REsp 1.352.721/SP, Corte Especial, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, j. 16-12-2015).

Por isso, se o pedido não foi acolhido por falta de prova, ao conseguir essa prova, a pessoa pode dar entrada em outra ação.

Leia também:

TRIBUNAL RECONHECE BENEFÍCIO DE PENSÃO A MENOR COM DOENÇA CEREBRAL

AUXÍLIO RECLUSÃO, PARA SER CONCEDIDO DEVE SER ANALISADA A RENDA NO MOMENTO DA PRISÃO.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito do Consumidor
  • Publicações160
  • Seguidores144
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20328
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-julgada-improcedente-e-ja-transitada-em-julgada-pode-ser-revertida/581888235

Informações relacionadas

Esther Ruany, Advogado
Artigoshá 2 anos

Benefício negado pelo INSS ou julgado improcedente pela Justiça. Agora tenho mais documentos, o que fazer?

A relativização da coisa julgada em direito previdenciário

Ivenise Rocha, Advogado
Artigoshá 2 anos

Meu Pedido de Benefício foi Indeferido na Justiça, posso tentar novamente?

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Jurisprudênciahá 7 anos

Tribunal Regional Federal da 4ª Região TRF-4 - APELAÇÃO CIVEL: AC XXXXX-60.2016.404.9999 5053474-60.2016.404.9999

SORAIA ROCHA BRIZOLA, Advogado
Artigoshá 4 anos

Qual recurso cabível da decisão que julga procedente a impugnação em cumprimento de sentença?

10 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

apresentei todos laudos que tenho exclusivo a minha doutora me afastou definitivo mesmo com prova foi improcedente e tenho problema na coluna l5-1 o que fazer continuar lendo

Meu process esta improcedente continuar lendo

Entrei com uma ação judicial contra o INSS meu filho autista de 5 Anos fez a perícia médica e perícia social ele passou nas duas perícia mas na hora da contestar o INSS negou o benefício dele por eu ter uma moto no meu nome eu não tenho renda nenhuma só vivo do bolsa família somos em 4 pessoas na casa nenhuma pessoa trabalha com carteira assinada agora estou esperando a decisão final do juiz qual a chance do juiz concede o pedido meu gurizinho tem autismo nível 2 de suporte continuar lendo

negada em tribunais, pode-se entrar com recurso no INSS, com novas provas e, caso seja negado, cabe mandado de segurança, tudo exatamente buscando tal destino? continuar lendo

Como entrar em contato?
abelardo Lima continuar lendo

Olá Vieira Lima. Para mais informações acesse: https://grupomartins.adv.br/advogado-previdenciario/ continuar lendo